Radio Logo
RND
Listen to {param} in the App
Listen to DESPORTO in the App
(3,230)(171,489)
Save favourites
Alarm
Sleep timer
Save favourites
Alarm
Sleep timer
HomePodcasts
DESPORTO

DESPORTO

Podcast DESPORTO
Podcast DESPORTO

DESPORTO

add

Available Episodes

5 of 23
  • Bubista: «Tenho orgulho do que realizaram os meus jogadores neste CAN»
    Cabo Verde perdeu por 0-2 frente ao Senegal, no Estádio Kouekong em Bafoussam nos Camarões, num jogo a contar para os oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações de futebol. A aventura cabo-verdiana terminou no CAN 2022 num jogo marcado por duas expulsões cabo-verdianas. Patrick Andrade, médio cabo-verdiano, foi expulso aos 21 minutos, enquanto Vozinha foi admoestado com um vermelho aos 53 minutos após um choque cabeça com cabeça com o avançado senegalês, Sadio Mané. Duas expulsões severas. A nove contra onze, os Tubarões Azuis acabaram por ceder. Aos 63 minutos, Sadio Mané, avançado senegalês do Liverpool, abriu o marcador, enquanto aos 90+2 minutos Bamba Dieng, avançado do Marselha, apontou o segundo tento. Em conferência de imprensa após o encontro, Bubista, seleccionador cabo-verdiano não comentou as decisões do árbitro, preferindo realçar o empenho dos seus jogadores durante os 90 minutos apesar das adversidades, entre elas a intoxicação alimentar que afectou vários jogadores. Os senegaleses apuraram-se para os quartos-de-final enquanto Cabo Verde termina assim a sua aventura no Campeonato Africano das Nações.
    1/26/2022
    3:56
  • James Sangala: «Malawi quer surpreender e vencer Marrocos no CAN2022»
    Os oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações de futebol prosseguem nesta terça-feira 25 de Janeiro com dois encontros: Senegal-Cabo Verde e Marrocos-Malawi. Do nosso enviado especial, Houve surpresas nesta competição. Nos oitavos-de-final estavam selecções como as Ilhas Comores, o Malawi ou ainda a Gâmbia. Aliás a Gâmbia apurou-se para os quartos-de-final e as Ilhas Comores, após um jogo épico, foram eliminadas. Nesta terça-feira, o Malawi, que nunca tinha alcançado a segunda fase da prova, vai medir forças com Marrocos. A RFI interessou-se por este país que está entre a Tanzânia, a Zâmbia e Moçambique. James Sangala, Team Manager do Malawi, conversou alguns minutos com a RFI, em português, ele que passou por Angola na sua carreira de jogador, tendo representado o Primeiro de Agosto e o Benfica de Luanda. Para o antigo futebolista, nesta fase da competição, tudo é possível, inclusive eliminar uma selecção fortíssima que já venceu a prova uma vez, Marrocos. Ele que também admitiu que surpreenderam os próprios adeptos no país, que não acreditavam num apuramento para o CAN, e ainda menos para os oitavos da prova. O jogo entre Marrocos e Malawi decorre pelas 20h, hora local, após o encontro entre o Senegal e a única selecção lusófona ainda presente na prova, Cabo Verde, que se vai realizar pelas 17h, hora local, menos duas horas na cidade da Praia. É o ponto final neste Magazine Desporto.
    1/25/2022
    8:21
  • Bubista: «Cabo Verde já venceu o Senegal e pode fazê-lo neste CAN»
    Cabo Verde é a única selecção lusófona ainda presente no Campeonato Africano das Nações de futebol que decorre nos Camarões. Do nosso enviado especial, Os Tubarões Azuis defrontam o Senegal, a 25 de Janeiro, no Estádio Kouekong em Bafoussam, num jogo a contar para os oitavos-de-final da prova. Recorde-se que Cabo Verde terminou no terceiro lugar no Grupo A com quatro pontos. O único triunfo foi frente à Etiópia por 1-0, isto antes da derrota por 0-1 perante o Burkina Faso e o empate diante do país anfitrião. Quanto ao Senegal acabou na primeira posição no Grupo B com 5 pontos. Os senegaleses venceram por 1-0 o Zimbabué e empataram duas vezes sem golos frente ao Malawi e à Guiné Conacri. Em conferência de imprensa, Bubista, selecionador de Cabo Verde, afirmou que tudo é possível e que no passado, a selecção cabo-verdiana já conseguiu derrotar o Senegal. Igualmente em conferência de imprensa, Vozinha, guarda-redes cabo-verdiano, admitiu que os últimos confrontos entre as duas nações favorecem o Senegal, afirmando que é necessário olhar para o presente para tentar alcançar um bom resultado que seria o apuramento para os quartos. Vozinha, guarda-redes de 35 anos que actua no AEL Limassol no Chipre, admitiu que os resultados não foram os desejados, mas o importante é estar bem posicionado para seguir em frente na prova. No que diz respeito aos outros jogos dos oitavos-de-final, nesta segunda-feira 24 de Janeiro, os Camarões vão medir forças com as Ilhas Comores que têm doze casos positivos de Covid-19, incluindo os dois guarda-redes disponíveis. Ao que tudo indica, com dois guarda-redes - Ahamada e Mayadh Ousseini - positivos à Covid-19, e com o terceiro guarda-redes - Ben Boina - lesionado, deverá ser um jogador a ir para a baliza. Isto promete ser um jogo histórico para as Ilhas Comores, que atingem pela primeira vez na história a segunda fase da prova, e que vão certamente jogar sem um habitual guarda-redes na baliza. Quanto aos Camarões, o objectivo é vencer para continuar a caminhada até à final em Yaoundé a 6 de Fevereiro como afirmou o treinador português António Conceição em conferência de imprensa. Os Camarões defrontam as Ilhas Comores pelas 20h, hora local, isto enquanto a Guiné Conacri mede forças com a Gâmbia pelas 17h, hora local. De notar que no passado domingo, a Tunísia e o Burkina Faso eliminaram respectivamente a Nigéria, por 1-0, e o Gabão, por 7-6 na marcação das grandes penalidades após o empate a uma bola, e apuraram-se para os quartos-de-final do CAN. É o ponto final neste Magazine Desporto.
    1/24/2022
    9:07
  • CAN 2022: Jefferson Encada, o flanco direito dos Djurtus
    O Campeonato Africano das Nações de futebol, que decorre nos Camarões, é uma competição em que vários atletas acabam por se estrear numa prova internacional com as respectivas selecções. A Guiné-Bissau contou com vários futebolistas que se estrearam durante este Campeonato Africano das Nações. Um desses jogadores foi o lateral direito Jefferson Encada, de 23 anos, que acabou por ser utilizado em todos os jogos dos Djurtus na cidade de Garoua, no norte do país. Jefferson Encada passou entre outros clubes em Portugal pelo Sporting CP, pelo Olhanense, pelo Vitória de Guimarães e pelo Leixões. Após o encontro em que a Guiné-Bissau perdeu por 0-2 frente à Nigéria, e que ditou o fim da aventura para os Djurtus, Jefferson Encada conversou alguns minutos com a RFI. O atleta de 23 anos admitiu que foi incrível representar a Guiné-Bissau no CAN, e afirmou que a equipa vai melhorar para obter melhores resultados na próxima participação na prova. Jefferson Encada, foi uma das peças fundamentais da Guiné-Bissau, tendo sido titular em todos os jogos. Recorde-se que os Djurtus empataram sem golos frente aos sudaneses, perderam por 0-1 perante o Egipto e foram derrotados por 0-2 diante da Nigéria. Na tabela classificativa, no Grupo D, a Guiné-Bissau terminou no quarto e último lugar com um ponto, os mesmos do que os sudaneses. A Nigéria acabou no primeiro posto com nove pontos, enquanto o Egipto ficou na segunda posição com seis pontos. Nigerianos e egípcios apuraram-se para os oitavos enquanto sudaneses e guineenses foram eliminados da prova.
    1/22/2022
    7:45
  • Moreto Cassamá: «Demos tudo para alcançar o apuramento para os oitavos do CAN»
    A fase de grupos do Campeonato Africano das Nações de futebol acabou nesta quinta-feira, 20 de Janeiro. 16 países alcançaram o apuramento para os oitavos-de-final, enquanto 8 equipas foram eliminadas. No que diz respeito aos países lusófonos, Cabo Verde apurou-se, enquanto a Guiné-Bissau foi eliminada. O CAN 2022 já só conta com um país lusófono na fase de eliminação directa: Cabo Verde. Quanto à Guiné-Bissau, pela terceira participação consecutiva, foi eliminada na fase de grupos da prova. Na quarta-feira 19 de Janeiro, os guineenses ficaram pelo caminho após a derrota por 0-2 frente aos nigerianos no Estádio Roumdé Adjia, em Garoua, no norte do país, num jogo a contar para a terceira e última jornada do Grupo D. Os Djurtus terminaram a prova com um ponto. Na primeira jornada, a selecção guineense empatou sem golos frente ao Sudão, depois perdeu por 0-1 perante o Egipto, antes da segunda derrota, desta vez diante da Nigéria. Em entrevista exclusiva à RFI, Moreto Cassamá, médio guineense, fez uma análise do torneio realizado pelos Djurtus e deixou uma mensagem para o povo guineense, mas antes começou por abordar o encontro frente à Nigéria. Moreto Cassamá, médio de 23 anos que actua no Reims em França, já passou pelo Sporting CP e pelo FC Porto em Portugal. A competição ficou também marcada, na sua primeira fase, com o golo invalidado a Mama Baldé, avançado guineense, frente ao Egipto, o que teria permitido um empate aos Djurtus frente aos egípcios. Em entrevista exclusiva à RFI, Mama Baldé, avançado de 26 anos, admitiu que aquele tento frente aos egípcios era muito importante, ele que abordou o jogo frente aos nigerianos e a participação da Guiné-Bissau. Mama Baldé, avançado que actua no Troyes em França, já passou pelo Sporting CP e pelo Desportivo das Aves em Portugal, tendo também representado o Dijon em território gaulês. A Guiné-Bissau terminou no último lugar do Grupo D com um ponto, os mesmos que o Sudão que, no entanto, marcou um golo na prova, ao contrário dos guineenses. Na tabela classificativa, a Nigéria terminou no primeiro lugar do grupo com nove pontos, à frente do Egipto com seis. Nigerianos e egípcios seguem em frente na prova. Quanto a Cabo Verde, que ficou no terceiro lugar no Grupo A com quatro pontos, conseguiu terminar nos quatro melhores terceiros classificados e segue, por isso, em frente no CAN. Recorde-se que os Tubarões Azuis venceram a Etiópia por 1-0, perderam por 0-1 frente ao Burkina Faso, e empataram a uma bola perante os Camarões. Os cabo-verdianos conseguem reeditar o feito de 2013, carimbando o passaporte para a fase seguinte da prova. Em 2013, Cabo Verde tinha sido derrotado pelo Gana por 2-0 nos quartos-de-final. Em entrevista exclusiva à RFI, Dan Merkel, secretário-geral da Federação Cabo-Verdiana de futebol, afirmou que os Tubarões Azuis querem ir o mais longe possível, eles que tiveram vários casos positivos, impedindo uma melhor preparação. Nos oitavos-de-final, os Tubarões Azuis defrontam o Senegal em Bafoussam, a 25 de Janeiro de 2022. Na tabela classificativa, os Camarões terminaram no primeiro lugar no Grupo A com 7 pontos, à frente do Burkina Faso e de Cabo Verde com quatro, e da Etiópia com apenas um ponto. Os Camarões e o Burkina Faso seguem em frente na prova, bem como Cabo Verde. De referir que mais onze equipas, para além das citadas, conseguiram carimbar o passaporte para a próxima fase: Senegal, Guiné Conacri, Malawi, Marrocos, Gabão, Ilhas Comores, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gâmbia, Tunísia e Mali. Os primeiros jogos dos oitavos decorrem a 23 de Janeiro. O Burkina Faso vai defrontar o Gabão, enquanto a Nigéria mede forças com a Tunísia. No que diz respeito às surpresas, a Argélia ficou fora da prova, terminando no quarto e último lugar no Grupo E com apenas um ponto. A selecção argelina era a detentora do título de Campeão africano conquistado em 2019 no Egipto. Os argelinos não venceram um único encontro: empataram sem golos frente à Serra Leoa, perderam por 0-1 perante a Guiné Equatorial, e foram novamente derrotados pela Costa do Marfim por 3-1. A outra surpresa foi o Gana que acabou na quarta e última posição no Grupo C. Os ganeses perderam por 0-1 frente a Marrocos, empataram a uma bola frente ao Gabão e perderam por 2-3 frente às Ilhas Comores. De notar que o Gana arrecadou quatro vezes o troféu de Campeão, enquanto a Argélia venceu duas vezes o título. O Campeonato Africano das Nações de futebol, edição 2022, vai decorrer nos Camarões até dia 6 de Fevereiro. É o ponto final neste Magazine Desporto.
    1/21/2022
    9:52

About DESPORTO

Station website

Listen to DESPORTO, BBC Radio 2 and Many Other Stations from Around the World with the radio.net App

DESPORTO

DESPORTO

Download now for free and listen to radio & podcasts easily.

Google Play StoreApp Store

DESPORTO: Stations in Family

Information

Due to restrictions of your browser, it is not possible to directly play this station on our website.

You can however play the station here in our radio.net Popup-Player.

Radio