Radio Logo
RND
Listen to {param} in the App
Listen to SEMANA EM ÁFRICA in the App
(3,230)(171,489)
Save favourites
Alarm
Sleep timer
Save favourites
Alarm
Sleep timer
HomePodcastsNews
SEMANA EM ÁFRICA

SEMANA EM ÁFRICA

Podcast SEMANA EM ÁFRICA
Podcast SEMANA EM ÁFRICA

SEMANA EM ÁFRICA

add

Available Episodes

5 of 24
  • Crispação política continua na Guiné-Bissau
    A crispação política voltou a sentir-se na Guiné-Bissau entre o Presidente e o líder do PAIGC, enquanto em São Tomé e Príncipe foi a falta de medicamentos que gerou troca de acusações entre o Sindicato de Médicos e o ministro da Saúde. Em Moçambique, continuaram os protestos contra as portagens na estrada circular de Maputo e o Presidente do país não vai ser ouvido no julgamento das dívidas ocultas. No futebol, Cabo Verde segue para os oitavos de final da CAN, a Guiné-Bissau foi eliminada.
    1/21/2022
    8:16
  • Três taxistas condenados a penas de prisão e 72 libertados
    Em Angola, 72 taxistas foram soltos após a violência do início da semana em Luanda, em torno da paralisação da classe. Três taxistas já foram  condenados a penas de prisão.  O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, vetou o Orçamento do Estado para 2022 alegando violação do princípio de igualdade e proporcionalidade e outras questões legais segundo carta enviada ao parlamento.  A missão da força conjunta e em estado de alerta da SADC vai continuar em Moçambique por mais três meses para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado no norte do país . A decisão foi tomada na cimeira dos chefes de Estado e do governo da SADC desta quarta-feira que aprovou ainda uma verba para esta operação. Na Guiné-Bissau está quase a terminar o sexto congresso do Partido da Renovação Social (PRS) os militantes do partido de Kumba Ialá voltaram a renovar confiança no presidente cessante, Alberto Nambeia. O Partido, que está no governo guineense, numa coligação com o Madem G15,  aponta agora como meta: A vitória nas próximas eleições legislativas.  O Presidente de Cabo Verde finalizou esta semana uma visita de estado de três dias a Luanda, com a promessa de partilhar experiência autárquica para Angola. Em Luanda, José Maria Neves encontrou-se com o Presidente João Lourenço, participou num acto solene do parlamento angolano e assinou vários acordos.  Os líderes da África Ocidental, reuniram-se este domingo em Accra, no Gana, e concordaram na aplicação de duras sanções ao Mali na sequência da recusa por parte do governo interino em realizar eleições ainda este ano. Os chefes de estado da CEDEAO decidiram fechar as suas fronteiras com o país e suspender todas as transações comerciais enquanto se aguarda um novo calendário eleitoral. As autoridades malianas denunciaram uma decisão instrumentalizada e apelaram à solidariedade e apoio "dos países" e instituições amigas". Gloria Silva, empresária portuguesa em bamaco, reconhece que com estas sanções a CEDEAO enviou uma mensagem clara de que é preciso acabar com os golpes de estado no Mali. Cabo Verde perdeu por 0-1 frente ao Burkina Faso, no estádio de Olembé, em Yaoundé, nos Camarões, num jogo a contar para a segunda jornada do Grupo A da fase de grupos do Campeonato Africano das Nações. Os Camarões, país anfitrião, apuraram-se para os oitavos-de-final do CAN ao derrotar por 4-1 a Etiópia.
    1/14/2022
    7:58
  • Desmond Tutu: "O último dos heróis africanos"
    As cerimónias fúnebres de Desmond Tutu estão marcadas para este sábado, 1 de Janeiro, na África do Sul. O Arcebispo sul-africano, e Nobel da paz, terá um funeral com honras de Estado, e contará com a presença de muitas individualidades mundiais. Dalai Lama fez já saber que  vai estar presente, como disse o advogado e activista dos direitos humanos, José Nascimento. Os militares são-tomenses já estão no terreno ajudando as famílias afectadas pelas recentes  chuvas que abalaram o arquipélago equatorial. São dezenas de militares que foram mobilizados após a orientação dada pelo  Comandante Supremo das Forças Armadas, o Presidente  da República, Carlos Vila Nova.  O Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda suspeita ser “eleitoralista e não administrativa” a proposta do Presidente João Lourenço para contratar mais de 7 mil  novos profissionais de saúde. Enfermeiros questionam medida do chefe de Estado, apesar de aplaudirem o gesto presidencial. Francisco Paulo Em Cabo Verde, esta semana a TACV retomou as operações da Cabo Verde airlines. A presidente do Conselho de Administração da TACV, Sara Pires, lembrou a importância do país ter uma companhia de bandeira nacional.
    12/31/2021
    9:16
  • Ómicron no centro das preocupações
    Esta semana foi marcada pelo aumento de casos de covid-19 por todo o mundo, nomeadamente em África, devido à nova variante Ómicron. Neste programa, vemos algumas das respostas dadas por Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.
    12/24/2021
    8:07
  • Situação na saúde preocupante com hospitais em greve e falta de sangue
    Os hospitais em Angola e São Tomé e Príncipe estão em greve com os sindicatos a oporem-se aos governos por melhores condições de trabalho. Em Moçambique, há receio que o sangue escasseie numa altura em que as festas trazem mais pessoas aos hospitais.
    12/18/2021
    10:03

About SEMANA EM ÁFRICA

Station website

Listen to SEMANA EM ÁFRICA, BBC Radio 2 and Many Other Stations from Around the World with the radio.net App

SEMANA EM ÁFRICA

SEMANA EM ÁFRICA

Download now for free and listen to radio & podcasts easily.

Google Play StoreApp Store

SEMANA EM ÁFRICA: Stations in Family

Information

Due to restrictions of your browser, it is not possible to directly play this station on our website.

You can however play the station here in our radio.net Popup-Player.

Radio