Conclave e sucessão: vale a lógica do 'livre-arbítrio' ou providência divina?
A partir desta quarta-feira (07) cardeais do mundo irão escolher quem será o novo líder da Igreja Católica após o pontificado de Francisco, que morreu aos 88 anos. A partir de agora, com as portas fechadas, os cardeais não têm mais contato com o mundo exterior. Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari traz para a discussão: os cardeais escolhem o Papa dentro de uma lógica de "livre-arbítrio" ou pode-se dizer que há uma manifestação da vontade divina? A resposta de Santo Agostinho e Tomás de Aquino.
--------
17:30
Rumo aos 30: o que é o conceito de 'balzaquiano'? Filósofo explica!
Motivos para festa, comemoração ou amadurecimento da idade? O conceito de "balzaquiano" é o tema em destaque no Pensamento Cotidiano, com o comentarista Filicio Mulinari. De forma geral, o "balzaquiano" aparece como um adjetivo que se refere a algo ou alguém com características ou idade semelhantes à personagem central do romance "A Mulher de Trinta Anos" de Honoré de Balzac, que completa 30 anos. Do ponto de vista filosófico, o que é e o que representa a passagem do tempo?
--------
13:11
Religião e modernidade: qual é o papel da fé no mundo contemporâneo?
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari traz como destaque o assunto da fé e da religiosidade. A morte do papa Francisco, na última segunda-feira (21), gerou uma comoção entre fiéis e homenagens ao sumo pontífice foram registradas ao redor do mundo.
--------
19:17
No clima da Semana Santa: o que é a fé, segundo a Filosofia?
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari traz como destaque o tema da fé. A fé no campo da filosofia. No clima da Semana Santa, ele questiona: as pessoas são movidas pelo sentimento de fé? Mas o que é a fé? De onde, segundo a Filosofia? É possível ter fé sem religião? Ouça a conversa completa!
--------
12:20
O fim da criatividade humana: IA vai impactar a nossa originalidade?
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari traz como destaque o tema da criatividade humana. Isso porque um grande dilema trazido com a chegada da inteligência artificial (IA) é se ela representa o fim da criatividade e da originalidade humana. O comentarista explica. Ouça a conversa completa!